Solution
JVR Orienta

Todos os recursos de segurança e proteção patrimonial.

Sejam barreiras físicas ou o emprego de tecnologia de alarmes e monitoramento, precisam estar associados a um ambiente que, diariamente, seja gerido o orientado para ampliar as dificuldades a intrusos. A junção de cuidados diários, em espaços residenciais e empresariais, às soluções JVR, podem potencializar ainda mais os instrumentos de segurança e proteção ao seu patrimônio e às pessoas

Na sua casa

Dinheiro e objetos de valor

É aconselhável não manter grande quantia de dinheiro, objetos ou documentos valiosos no imóvel. Sendo necessário, é imprescindível mantê-los em cofres e locais de acesso restrito. Evite falar sobre esses itens na presença de pessoas que não sejam da sua confiança. Quanto menos pessoas souberem, melhor. É uma informação que pode despertar interesses, especulação e até assaltos.

Verifique pontos frágeis

Faça um checklist dos pontos frágeis do imóvel: entrada, garagem portões, janelas, corredores ou qualquer outra passagem, e verifique possíveis pontos onde possa haver invasão. Confira também se todas as fechaduras e cadeados estão com funcionando corretamente e sempre que possível mantenha os ambientes trancados. É importante verificar pontos cegos, ou seja, aqueles locais em que uma pessoa eventualmente possa se esconder. É recomendável a instalação de alarmes, monitoramento e outras barreiras como cerca elétrica e concertina nos muros.

Perdeu as chaves

Se alguém da casa perdeu as chaves, é recomendável que sejam trocados todos os respetivos miolos de fechaduras. A medida é necessária, pois as chaves podem ter caído nas mãos de alguém que esteja observando o imóvel, o hábito daqueles que circulam por lá e esperando um momento para invadir. Se for demitir algum funcionário que tenha acesso a chaves, é importante substituir os miolos das respectivas fechaduras.

Não esconder chave próxima ao imóvel

Em muitas casas ainda é comum os moradores trancarem a casa e esconderem a chave, para que outro familiar possa acessar o imóvel. A prática é muito perigosa, já que essa rotina pode estar sendo observada por outras pessoas, estranhos e vizinhos, e veem nesse descuido uma facilidade para invadir sua casa. Cada morador da casa precisa ter sua cópia, e carregar sempre consigo.

Portas e janelas sempre fechadas

É importante que todos os acessos ao interior do imóvel estejam sempre fechados quando você não estiver presente na casa. Assim, os invasores terão mais dificuldade de acesso e essas medidas simples podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da tentativa de invasão. Nenhum cuidado com segurança pode ser desconsiderado, mesmo com o emprego de outras barreiras e tecnologias.

Dê vida à sua casa

Para que sua casa saia do alvo dos ladrões, é imprescindível transmitir a sensação de que o imóvel está sempre ocupado, mesmo quando está vazio, como eventualmente pode ocorrer nos finais de semana, feriados e viagens de férias. Atualmente há tecnologias que permitem programar o acionamento de lâmpadas e outros dispositivos.

Na sua empresa

Recepção e portaria sempre atentas

As organizações empresariais precisam dedicar especial atenção à recepção e portaria das empresas. Todos os funcionários deste setor devem ser orientados a identificar os visitantes, entregadores de encomendas e outras demandas externas, e sempre que a dinâmica organizacional exigir, deve comunicar aos superiores, que também podem autorizar previamente determinados nomes ou situações.

Biometria para controle de acesso

Há muitos métodos de segurança ligados à tecnologia que colaboram para a proteção das empresas, como alarmes e câmeras em ambientes externo e interno. Há ainda recursos que ampliam as medidas de segurança patrimonial e daqueles que estão pelo local. Uma delas é o rigoroso controle de acesso, que pode ser feito profissional específico para esta atividade, e/ou com o emprego de tecnologias como a biometria.

Treinamentos e atualizações com os funcionários

Ao gerir a atividade de empresas e demais organizações, a atuação coletiva vai além da busca pelos melhores resultados. No contexto organizacional, a preocupação com a segurança deve ser partilhada com todos da equipe, exigindo sensibilização e treinamento para situações adversas da rotina do local. É importante que cada colaborador preste atenção aos detalhes que podem dificultar a entrada de estranhos ao local, dê sua contribuição e solução, e saiba como agir em situações de anormalidade.

Emergências

Os extintores de combate a incêndio devem estar sempre com a carga válida, identificados quanto à sua composição e em locais de fácil acesso. Kits de primeiros socorros também precisam estar em locais conhecidos pelos colaboradores. É importante ainda que as empresas tenham seus mapas de riscos definidos, identificação das saídas e iluminação de emergência, e a equipe treinada a agir sob diversas circunstâncias, sejam as emergências de natureza patrimonial, saúde, incêndios, acidentes de trabalho, invasões, assaltos, entre outras violações à rotina do lugar.

Final do expediente

É importante que todos os acessos ao interior do imóvel estejam sempre fechados quando você não estiver presente na casa. Assim, os invasores terão mais dificuldade de acesso e essas medidas simples podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da tentativa de invasão. Nenhum cuidado com segurança pode ser desconsiderado, mesmo com o emprego de outras barreiras e tecnologias.